terça-feira, 26 de julho de 2011

Lua: o satélite natural da Terra

A Lua é o satélite natural da Terra. Apesar de ser pequeno e não possuir luz própria, é o maior astro  e o mais brilhante visto  quando olhamos para o céu. Isso se deve a sua proximidade (380.000 Km), e da luz solar refletida pela sua superfície.

Para quem ainda não sabe, os aspectos da lua são modificados praticamente todos os dias. Diariamente vemos o Sol iluminar a Lua sob um ângulo diferente, isto acontece quando ela começa a se deslocar em torno do Planeta Terra, ou seja, os movimentos da lua estão ocorrendo.

Antes de utilizar este jogo faz-se necessário que o professor trabalhe o conteúdo, ensinando as fases, os movimentos e as características deste satélite.

O vídeo do youtube: As fases da Lua é excelente para uma boa aula!







http://www.4shared.com/document/YruapIyz/JOGO_FASES_DA_LUA.html

Jogos na informática

Temos desenvolvido alguns jogos pedagógicos usando programas básicos de informática, no sistema Linux, para tentar dinamizar as aulas e ensinar brincando.

Em nossos laboratórios temos utilizado recursos variados para trabalhar as diversas competências e linhas de raciocínio.

Vamos procurar postar alguns destes jogos e atividades criados nos softwares: Impress, Writer, Calc, Keduca, Edilim, dentre outros, para incentivar a criação dos mesmos por alunos e professores.

 Um exemplo de jogo pedagógico foi este abaixo, para estudo de matemática.





http://www.4shared.com/document/7u9uYPns/Multiplicao_por_2.html

Laboratórios 2011

O tema adotado pelo Proinfo Fundão e professores mediadores para nortear os trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Informática no ano letivo de 2011 foi:

"ECO-INFO: A escola usando a tecnologia em favor do meio ambiente".


Cada professor mediador usou a criatividade e ornamentou o laboratório para criar um ambiente agradável e motivador para as crianças. O resultado ficou maravilhoso!!!

 Laboratório da EMEF "ERNESTO  NASCIMENTO"
Professoras: Solange, Patrícia, Gerllyane

 Laboratório da EMEF "PROFª DULCE LOUREIRO CUZZUOL"
Professoras: Rhúbia, Michelle Patuzzo

 Laboratório da EMEF "PRAIA GRANDE"
Professoras: Pollyana e Magna

 Laboratório da EMCEF "PRAIA GRANDE"
Professores: Edison e Elcy

EMCEF "PRAIA GRANDE"

PARABÉS PELO CAPRICHO, DEDICAÇÃO E INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Parabéns formandas!!!

Parabéns às nossas professoras mediadoras que venceram mais uma etapa em suas vidas!

Ficamos felizes por participar desta história de vida! Que as etapas possam ser recheadas de vitória e sucesso!!!

Equipe PROINFO-FUNDÃO.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Proinfo em 2010


O Proinfo Fundão foi criado efetivamente através da Lei Municipal de nº 680/2010 e começou com atividades nos Laboratórios de Informática em agosto de 2010, através da contratação de professores mediadores.

O tema proposto para os laboratórios foi: 
FUNDÃO PLUGADO NO MUNDO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA. 


 Painel da EMEF "ERNESTO NASCIMENTO"
Prof. Mediadoras: Solange, Patrícia e Laís

 Painel da EMEF "ENÉAS FERREIRA" - Timbui
Prof. mediadoras: Rhúbia e Selene

Cada mediador trabalhou o tema durante o ano letivo, desenvolvendo os conteúdos curriculares e inserindo os alunos no mundo digital. Para isso, discutiu-se muito a importância da tecnologia na aprendizagem e as atividades buscavam propiciar aprendizagens iniciais na informática, pois muitos alunos nunca tinham tido contato com o computador.

A criatividade e empenho das mediadoras foi um diferencial neste momento...


Painel para trabalhar as regras do laboratório

Painel para trabalhar as partes do computador.

Monitor enfeitado. Destaque para acolher as crianças.

Criatividade e habilidade! Parabéns mediadores!

O ano letivo terminou com gosto de vitória, pois conseguimos alcançar nossos objetivos pedagógicos. 


ALGUMAS AÇÕES SIGNIFICATIVAS DO ANO DE 2010:
- Seis laboratórios montados, com atendimento de todas as EMEF’s;
- Atendimento de todos os alunos do ensino fundamental;
- Atendimento dos CMEI’s com um contato inicial nas turmas 5 anos;
- Internet Velox em basicamente todas as unidades, com exceção da EMEF “Enéas Ferreira”, por falta de acesso do Distrito;
- Formação continuada para professores mediadores;
- Formação continuada em Linux Educacional para todos os professores regentes de todo o município;
- Acompanhamento pedagógico de todos os professores mediadores, com intervenção e sugestões de atividades.

terça-feira, 19 de julho de 2011

INCLUSÃO DIGITAL: UMA NECESSIDADE URGENTE (Proposta para 2011)



INTRODUÇÃO


Compreender o papel da educação na sociedade do conhecimento torna-se tarefa imprescindível para a comunidade escolar, incluindo-se aí docentes, núcleo gestor, alunos, família e sociedade.

A sociedade do conhecimento surge na era Pós-Industrial e se caracteriza pelas marcantes e aceleradas inovações das tecnologias, sobretudo, as digitais, que exigem das pessoas capacidade de assimilar e converter o fluxo contínuo de informação e conhecimento. Para Alarcão (2003, p.16) “a designação de sociedade do conhecimento e da aprendizagem traduz o reconhecimento das competências que são exigidas aos cidadãos de hoje”, de quem se espera saber o que e como fazer determinada informação, a partir da sua experiência, vontade e rede de relacionamentos.

Pensar o ensino nesse contexto remete à necessidade de ampla e consistente reflexão acompanhada, preferencialmente, de atitudes por parte dos atores envolvidos no ato de ensinar e de aprender. Para que as práticas pedagógicas tirem proveito dessa tecnologia é preciso que essas reflexões busquem descobrir o modo como os professores utilizarão em suas aulas, as tecnologias digitais (SANCHO & HERNÁNDEZ, 2006).

Dentro desta realidade, o professor, deve assumir a postura de facilitador e orientador, usando os mesmos conteúdos, mas com recursos modernos, cabendo também a ele, a função de interpretador do comportamento do educando, visto que ele poderá encontrar alunos que já sabem manusear mais o computador do que ele, mas não têm nenhum conhecimento do uso de Informática em Educação, surgindo a necessidade de uma formação nesta área.

Contudo, essas novas tecnologias criam novas chances de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar os processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo. MERCADO (1999, P.27) considera que para que as tecnologias possam concretizar seus objetivos faz-se necessário, além de uma preparação adequada dos professores, um projeto educacional que articule o trabalho do professor ao uso dessas tecnologias, do contrário, corre-se o risco de se confrontar com velhas práticas, acerca das questões pedagógicas.


Com o intuito de auxiliar o processo ensino-aprendizagem nas escolas a proposta para o PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL EM FUNDÃO (PROINFO – FUNDÃO) objetiva ações dentro dos laboratórios de informática que visem a superação da exclusão digital em vários níveis da nossa sociedade, indo desde a educação infantil, ensino fundamental à cursos de informática para 8ª séries, funcionários, pais e formação continuada dos professores.

Destaca-se nesta proposta de trabalho, a importância de se utilizar os laboratórios de informática de forma contextualizada com o cotidiano e com ações que possibilitem a inserção no mundo virtual promovendo acesso à blog, fórum de discussão, utilização de e-mail’s, dentre outros. Para isso, o papel do professor mediador torna-se imprescindível, pois facilitará o uso desses recursos, fomentará o uso dos laboratórios de forma pedagógica fazendo um link com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Para concluir, deve-se destacar que a implantação de um programa de informática educacional nas escolas possibilitará rever a prática pedagógica instalada anteriormente, procurará melhorar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, com o uso dos recursos tecnológicos, exigindo noções básicas de informática, cuidados e manuseio com os equipamentos, adequando o meio digital a proposta curricular da escola.