CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EM INFORMÁTICA


PROPOSTA EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA
Secretaria Municipal de Educação em Fundão, ES
Programa Municipal de Informática Educacional



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÍNIMO EM INFORMÁTICA



O Município de Fundão, através do Programa Municipal de Informática Educacional, tem por objetivo promover a inserção do aluno no mundo digital, utilizando como um dos recursos a tecnologia de forma integrada ao currículo escolar para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento de projetos, atividades baseadas em uso de softwares educativos, aplicativos e internet, voltados para Educação, visando a melhoria na qualidade de ensino.


No contexto atual de mundo onde o avanço tecnológico permeia todas as esferas da sociedade, as escolas precisam inserir as tecnologias em seus princípios norteadores de educação, tendo nos laboratórios de informática ferramentas que possam ampliar as condições de aprendizagem, num contexto maior do papel da escola como espaço de exercício de cidadania. Aqui entendida além dos direitos e deveres garantidos nas sociedades democráticas, promovendo a inclusão desses alunos no mundo digital, propiciando caminhos mais amplos neste famigerado mundo capitalista.


Considerando que estar em frente a uma máquina não garante aprendizagem e competência para operá-la por si, o Programa busca formas de promover esta integração entre conteúdo programático das disciplinas com a informática, utilizando para isso ferramentas pedagógicas, estimulando a pesquisa e incentivando a comunicação. Assim, o aluno passa a ser levado a participar de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a autonomia para o estudo e para a pesquisa através da utilização dos recursos tecnológicos.


O que se pretende com este documento é nortear os trabalhos a serem desenvolvidos nas unidades de ensino do Município, através de um currículo mínimo por segmento, visando uma visão integrada, que caminhe paralelo aos conteúdos escolares, complementando as fontes e que se somem as muitas outras possibilidades de apreender o Conhecimento.


Este currículo mínimo dependerá das ferramentas utilizadas pelo professor regente de cada turma/série, no desenvolvimento de seu conteúdo através da utilização do laboratório de informática e, em nenhuma hipótese, deverá caminhar sozinho, tendo a informática pela informática, pois o objetivo do Programa é trabalhar os conteúdos pedagógicos através das ferramentas tecnológicas.





EDUCAÇÃO INFANTIL

Os objetivos tecnológicos nas aulas de informática na Educação Infantil priorizam desenvolver nos alunos atitudes corretas no uso do computador, onde os alunos apropriam-se das habilidades tecnológicas básicas e demonstram iniciativa e autonomia no uso do computador como meio de expressão e criatividade.
Trabalha-se com muitos jogos para introduzir ou rever, retomar conteúdos trabalhados no primeiro momento da aula. Desta forma, as crianças aprendem brincando desde o uso correto do mouse, como o nome das partes do computador.
Esses jogos são elaborados a partir dos objetivos da aula planejada entre professor regente e mediador. 



OBJETIVOS TECNOLÓGICOS

             Tendo em vista o processo educativo escolar, no qual a informática se insere como um recurso de ensino aprendizagem, as atividades desenvolvidas junto aos alunos da Educação Infantil objetivam, de uma maneira geral, atentar aos seguintes aspectos de habilidades e conteúdos:

l Coordenação motora, atenção e concentração. 
l Controle visomotor. 
l Familiarização com o equipamento e softwares. 
l Percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos. 
l Organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade.
l Curiosidade e memória visual
l Desenho, exploração de palavras e escrita e raciocínio lógico



CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR IDADE:

2 e 3 ANOS
·         Identificar as partes do computador
·         Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
·         Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, setas direcionais;
·         Ligar e desligar um computador

4 e 5 ANOS
·         Identificar as partes do computador;
·         Ligar e desligar o computador;
·         Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
·         Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais;
·         Identificar os botões: iniciar, fechar, maximizar e restaurar.
·         Usar corretamente os termos: Ícones e Janela

ALGUNS SOFTWARES UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

2 e 3 ANOS DE IDADE

Gcompris
·         Descobrir o computador com os periféricos: manuseio de mouse e teclado (coordenação motora);
·         Atividades de descoberta de sons , cores e memória;

Tux paint
·         Criatividade, noção espacial;
·         Coordenação motora, atenção e concentração. 
·         Controle visomotor

Kolour paint
·         Desenho livre;
·         Percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos.
·         Desenho, exploração de palavras e escrita e raciocínio Lógico

Internet
·         Jogos educativos


4 e 5 ANOS DE IDADE

Gcompris
·         Descobrir o computador com os periféricos: manuseio de mouse e teclado (coordenação motora);
·         Identificar as letras faltosas das palavras (leitura);
·         Identificar a figura correspondente as palavras (Leitura)
·         Digitar letras, números e palavras cadentes

Tux paint
-        Criatividade, noção espacial;

Tux Marth
-        Reconhecer números

Kolour paint
-        Desenho livre;

Internet
-        Jogos educativos
Avaliação: 
                                  A avaliação será realizada de forma contínua, durante o desenvolvimento dos projetos pelo professor de informática e pela professora de sala, através da observação e de atividades diagnósticas levando em consideração o que o aluno sabe fazer sozinho e o que ele precisa aprimorar de acordo com os objetivos estabelecidos. O desempenho do aluno é avaliado também pela participação, produção, envolvimento, colaboração, etc.

ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO



Os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano trabalham na informática com projetos interdisciplinares que visam apoiar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e trabalhados ao longo ano letivo.
As aulas de informática dão oportunidade às crianças de interagirem com o computador de forma prazerosa e dinâmica. Através de Projetos e atividades realizados no Laboratório de Informática estimula-se o pensamento criativo e prepara-se o aluno para o uso das novas tecnologias. Desta maneira aprende-se a usar os recursos da informática naturalmente em seu próprio ritmo.
As aulas de informática são ministradas uma vez por semana, no mínimo, com duração de 50 minutos. A professora de sala acompanha os alunos no Laboratório juntamente com a professora mediadora de informática, seguido de um planejamento antecipado. Os alunos trabalham no computador em dupla o conteúdo do professor.



OBJETIVOS TECNOLÓGICOS:

-        Desenvolver atitudes corretas no uso do computador
-        Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas
-        Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes programas,
-        Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador
-        Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem
-        Utilizar o computador como meio de expressão, comunicação e criatividade.



CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR SÉRIE:


1º ANO

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                                     - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                                           - KolourPaint                         - Domínio Público
-        Internet (software educacional)


CONTEÚDO

-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar;
-        Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
-        Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
-        Abrir programas;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
-        Identificar barra de rolagem;
-        Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.
2º ANO

Alguns softwares que poderão ser utilizados:

-        Gcompris                    - Tux Paint                  - Impress
-        Writer                         - KolourPaint              - TuxMath
-        Internet (software educacional)                     - Domínio Público


CONTEÚDO
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar;
-        Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
-        Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
-        Abrir programas;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
-        Salvar alterações de arquivos;
-        Utilizar ferramentas: cor, fonte;
-        Selecionar palavras e parágrafos;
-        Identificar barra de rolagem;
-        Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.



3º ANO (2ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:

-        Gcompris                    - Tux Paint                  - Impress
-        Writer                         - KolourPaint              - TuxMath                   - Keduca
-        Internet (software educacional, navegação em sites)

CONTEÚDO

-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar;
-        Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
-        Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
-        Abrir programas;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Diferenciar sites e e-mail;
-        Salvar alterações de arquivos;
-        Selecionar palavras e parágrafos;
-        Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão iniciar, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Formatar texto (fonte e cor) e figura (caso esteja salvo no computador).


4º ANO (3ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:

-        Gcompris                               -Tux Paint                  - Impress
-        Writer                                     - KolourPaint              - TuxMath
-        Keduca                                  - Domínio Público
-        Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)

CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão iniciar, ícone e atalhos;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Inserir caixa de texto e figura;
-        Formatar texto e figura;
-        Utilizar recursos gráficos (figuras geométricas, gráficos);
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.



5º ANO (4ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                    - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                         - KolourPaint                         - TuxMath
-        Keduca                       - Domínio Público                  - Kpercentage
-        KBruch                      - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)


CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu,rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão inicio, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites, portais e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Inserir texto e figura;
-        Formatar texto e figura;
-        Utilizar recursos gráficos;
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Inserir slides, formatar plano de fundo;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.


Avaliação:
                                  A avaliação será realizada de forma contínua, durante o desenvolvimento dos projetos pelo professor de informática e pela professora de sala, através da observação e de atividades diagnósticas levando em consideração o que o aluno sabe fazer sozinho e o que ele precisa aprimorar de acordo com os objetivos estabelecidos. O desempenho do aluno é avaliado também pela participação, produção, envolvimento, colaboração, etc.






























ENSINO FUNDAMENTAL: 6º AO 9º ANO



Os alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, devem trabalhar em nível básico com textos, figuras, tratamento e edição de imagens, desenvolvendo apresentações multimídia, criação de blogs, revistas eletrônicas, pesquisa e postagem em internet, dentre outros.
Assim, o computador é utilizado como uma ferramenta de apoio para enriquecer o ambiente de aprendizagem, onde o aluno interage e constrói novos conhecimentos sobre os assuntos abordados.
As aulas de informática são ministradas uma vez por semana, com 50 minutos de duração. Os alunos trabalham no computador em dupla.



OBJETIVOS TECNOLÓGICOS:

-        Desenvolver atitudes corretas no uso do computador;
-        Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas;
-        Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes programas;
-        Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador;
-        Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem;
-        Utilizar o computador como meio de expressão, comunicação e criatividade;



CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR SÉRIE:


6 º ANO (5ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                    - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                         - KolourPaint                         - TuxMath
-        Keduca                       - Domínio Público                  - Kpercentage
-        KBruch                      - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)
-        Hagaquê


CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão inicio, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites, portais e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Inserir e formatar figuras e imagens;
-        Utilizar recursos gráficos;
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, selecionar todo o texto e visualizar página.
-        Inserir textos, apagar, deletar, colar, copiar e recortar;
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Criar documentos de apresentação eletrônica, inserir slides, formatar plano de fundo;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, inserir slides, selecionar todo o texto, visualizar slides e animações.
-        Conhecer os principais serviços da internet (navegação, pesquisa, chat, e-mails).
-        Uso da Internet para pesquisa (visitas a alguns sites).
-        Pesquisar, ler e selecionar conteúdos necessários à pesquisa
-        Copiar, recortar, colar e salvar;
-        Reconhecer a fonte de pesquisa.
-        Construir histórias em quadrinhos, sabendo montar suas páginas, criar suas histórias com personagens;




7º ANO (6ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                    - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                         - KolourPaint                         - TuxMath
-        Keduca                       - Domínio Público                  - Kpercentage
-        KBruch                      - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)
-        Calc (excel)                - Hagaquê



CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão inicio, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites, portais e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Inserir e formatar figuras e imagens;
-        Utilizar recursos gráficos;
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, selecionar todo o texto e visualizar página.
-        Inserir textos, apagar, deletar, colar, copiar e recortar;
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Criar documentos de apresentação eletrônica, inserir slides, formatar plano de fundo;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, inserir slides, selecionar todo o texto, visualizar slides e animações.
-        Conhecer os principais serviços da internet (navegação, pesquisa, chat, e-mails).
-        Uso da Internet para pesquisa (visitas a alguns sites).
-        Pesquisar, ler e selecionar conteúdos necessários à pesquisa
-        Copiar, recortar, colar e salvar;
-        Reconhecer a fonte de pesquisa.
-        Identificar as ferramentas básicas do Broffice calc
-        Diferenciar células verticais e horizontais;
-        Formatar células, inserir textos e imagens no calc;   
-        Construir tabelas, gráficos e planilhas no Calc
-        Construir histórias em quadrinhos, sabendo montar suas páginas, criar suas histórias com personagens;
-        Buscar personagens a partir de ilustração própria (kolourpaint), cliparts ou baixar da internet.




8º ANO (7ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                    - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                         - KolourPaint                         - TuxMath
-        Keduca                       - Domínio Público                  - Kpercentage
-        KBruch                      - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)
-        Calc (excel)                - Hagaquê                               - Criação de blogs



CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão inicio, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites, portais e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Inserir e formatar figuras e imagens;
-        Utilizar recursos gráficos;
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, selecionar todo o texto e visualizar página.
-        Inserir textos, apagar, deletar, colar, copiar e recortar;
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Criar documentos de apresentação eletrônica, inserir slides, formatar plano de fundo;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, inserir slides, selecionar todo o texto, visualizar slides e animações.
-        Conhecer os principais serviços da internet (navegação, pesquisa, chat, e-mails).
-        Uso da Internet para pesquisa (visitas a alguns sites).
-        Pesquisar, ler e selecionar conteúdos necessários à pesquisa
-        Copiar, recortar, colar e salvar;
-        Reconhecer a fonte de pesquisa.
-        Identificar as ferramentas básicas do Broffice calc
-        Diferenciar células verticais e horizontais;
-        Formatar células, inserir textos e imagens no calc;   
-        Construir tabelas, gráficos e planilhas no Calc
-        Construir histórias em quadrinhos, sabendo montar suas páginas, criar suas histórias com personagens;
-        Buscar personagens a partir de ilustração própria (kolourpaint), cliparts ou baixar da internet.
-        Criar blogs postando seus textos, vídeos, imagens, utilizando a internet como um recurso de comunicação.



9º ANO (8ª SÉRIE)

Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-        Gcompris                    - Tux Paint                              - Impress
-        Writer                         - KolourPaint                         - TuxMath
-        Keduca                       - Domínio Público                  - Kpercentage
-        KBruch                      - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)
-        Calc (excel)                - Hagaquê                               - Criação de blogs



CONTEÚDO
-        Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-        Identificar régua, botão inicio, ícone;
-        Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-        Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-        Ligar e desligar o computador corretamente;
-        Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-        Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-        Diferenciar sites, portais e e-mail;
-        Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-        Utilizar sites de pesquisas;
-        Criar arquivos novos e salvar;
-        Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-        Inserir e formatar figuras e imagens;
-        Utilizar recursos gráficos;
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, selecionar todo o texto e visualizar página.
-        Inserir textos, apagar, deletar, colar, copiar e recortar;
-        Configurar página, marcadores e numeração;
-        Criar pastas, copiar e colar;
-        Criar documentos de apresentação eletrônica, inserir slides, formatar plano de fundo;
-        Efeitos, animação e apresentação de slides.
-        Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, inserir slides, selecionar todo o texto, visualizar slides e animações.
-        Conhecer os principais serviços da internet (navegação, pesquisa, chat, e-mails).
-        Uso da Internet para pesquisa (visitas a alguns sites).
-        Pesquisar, ler e selecionar conteúdos necessários à pesquisa
-        Copiar, recortar, colar e salvar;
-        Reconhecer a fonte de pesquisa.
-        Identificar as ferramentas básicas do Broffice calc
-        Diferenciar células verticais e horizontais;
-        Formatar células, inserir textos e imagens no calc;   
-        Construir tabelas, gráficos e planilhas no Calc
-        Construir histórias em quadrinhos, sabendo montar suas páginas, criar suas histórias com personagens;
-        Buscar personagens a partir de ilustração própria (kolourpaint), cliparts ou baixar da internet.
-        Criar blogs postando seus textos, vídeos, imagens, utilizando a internet como um recurso de comunicação.
-        Postar conteúdos em fórum, blogs,



EJA e EMUEF “Euripes Ferreira das Neves”

-  Seguirá o programa dos segmentos de acordo com a realidade dos mesmos.



Referências Bibliográficas
GADOTTI, Moacir, ROMÃO, José E. (orgs.). Autonomia da Escola: Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de.; VEIGA, Ilma Passos A .( orgs.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
RIOS, Terezinha A. Significados e Pressupostos do projeto pedagógico. In: Série Idéias nº 15, São Paulo: FDE, 1993.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995.
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática – os computadores na escola. São Paulo: Ed. Cortez, 1988.
LOLINI, Paulo. Didática e Computador quando e como a informática na escola. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. Campinas: Papirus Editora, 1997.